Aparelho Dentário Aparelho Dentário Aparelho Dentário Aparelho Dentário

Partes do aparelho ortodôntico

Partes do aparelho ortodôntico


Braquete (Bracket)

Braquete (Bracket)

Braquetes (Brackets)

Brackets são as peças que sustentam os arcos e acessórios. Também é o que permite que o ortodontista empregue a força necessária para correção dos dentes e podem ser presos diretamente nos dentes ou a uma banda. Podem ser metálicos (prateados e dourados, ou estéticos), cerâmicos, plásticos ou fluorescentes.


Tubo

Tubo

Tubo

O Tubo tem a mesma função do braquete e são presos as bandas nos dentes molares. Eles fixam o fio e evitam que a ponta do fio incomode a bochecha.


Banda

Banda

Banda

Bandas são componentes dos aparelhos fixos em que são soldados acessórios ortodônticos (Brackets, tubos, etc.) e cimentados aos dentes, formam um complexo biomecânico e permitem a movimentação dental.


Fio ou Arco

Fio ou Arco

Fios ou Arcos

São as peças que proporcionam a força necessária para movimentar os dentes. São desenvolvidos com alta decnologia usando níquel-titânio termoativo, ou seja, sua força muda conforme a temperatura intrabucal, o resultado é menos dor e mais eficácia.


Alastic

Alastic

Ligadura Elástica (Alastic)

São as borrachas do aparelho. Hoje em dia são coloridas permitindo que o paciente personalize seu aparelho e unem o arco ao braquete.


Alastic em cadeia

Alastic em cadeia

Elástico em corrente (Alastic em cadeia)

São usados para fechar os espaços entre os dentes e ou tracionar os dentes para frente e para trás. Podem ser coloridos também, como as “borrachinhas”.