Aparelho Dentário Aparelho Dentário Aparelho Dentário Aparelho Dentário

Aparelho Lingual

Aparelho lingual. O nome é estranho, mas com a ortodontia moderna os tratamentos ortodônticos não são mais um sinônimo de constrangimento e gastos excessivos. A possibilidade de uso do aparelho lingual é uma nova perspectiva para os pacientes que precisam de tratamento ortodôntico fixo. Extremamente discreto e relativamente mais barato que os invisalign, o aparelho lingual é a solução para quem deseja fazer um tratamento ortodôntico de qualidade sem deixar de lado a estética e a aparência.

Aparelho lingual

O aparelho lingual é como qualquer outro aparelho fixo, feito de metal ou não com a diferença de ficar preso ‘por trás’, colado na face interna dos dentes, de frente para a língua, daí o nome Ortodontia Lingual.

Essa técnica vem sendo desenvolvida desde a década de 70 e começou nos Estados Unidos pela necessidade de tratamento em pessoas famosas, como artistas de cinema, modelos, políticos e várias outras figuras publicas.

As principais vantagens do aparelho lingual são o fato de ser estético, o médico ortodontista acompanha o tratamento mais facilmente devido a não obstrução do aparelho lingual, o aumento de voluma labial causado pela utilização do aparelho fixo na face externa dos dentes não existe, preservando o perfil do paciente e diminuindo o risco de lesões na mucosa, no lábio e nas paredes internas da boca.

Aparelho lingual

Algumas desvantagens do aparelho lingual são a dificuldade de higienização, alteração de alguns fonemas por interferência da língua em contato com o aparelho lingual e maior dificuldade para o médico ortodontista na hora da colocação, o que torna o aparelho lingual um pouco mais caro do que o aparelho fixo convencional.